Aqui ninguém é burro!

No início da década de 1990, Augusto Boal foi vereador do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No final de seu mandato em 1996, Boal publica o livro “Aqui ninguém é burro!”, compilação de seus pronunciamentos na Câmara.

Aqui ninguém é burro (capa)

O mês de Agosto será destinado a divulgação do trabalho de Boal como vereador e o Teatro Legislativo. #Boalvereador

Prefácio do livro “Aqui ninguém é burro” escrito em maio de 1966 e publicado pela Editora Revan:

Fiquei indignado! Tinha certeza de que alguma coisa grave estava acontecendo. Contra toda razão, a maioria dos vereadores tinha acabado de votar uma lei isentando companhias privadas do pagamento de impostos devidos. Não era justo. Não era honesto!

Em geral, sou educado e trato a todos com cortesia. Essa tarde, foi exceção; estava enfurecido. Pedi a palavra e, na tribuna, rugi: “Vossas excelências que votaram essa indignidade são todos ladrões ou são burros!!”

Voltei para minha bancada, envergonhado. Perguntei aos meus companheiros mais experientes o que devia fazer para remediar. Pedir desculpas? Aguentar firme? Deixar para lá?

Logo depois, alguns vereadores foram ao microfone protestar. Um deles, muito tranquilo, disse: “Sua Excelência, o nobre vereador Augusto Boal, exagerou. Ele disse que aqueles que votaram a favor da isenção são todos ladrões ou são burros. Sua Excelência sabe muito bem que, aqui, ninguém é burro.”

Foi um lapso. O vereador em questão é tido por todos como honesto, correto. Teria sido, então, fina ironia? Fosse o que fosse, foi boa sugestão para o título deste livro.

Livro feito de desabafos, assim chamados “pronunciamentos”. Escolhi aqueles que transcendiam o fato ou feito que os provocou. São todos sobre o Rio de Janeiro, sua gente, seus dirigentes. Procurei limpá-los de todas as formalidades camerísticas, todos “minhas senhoras e meus senhores, nobre isso ou aquilo”.

Falando da Câmara, espero estar falando do Rio de Janeiro. Do Rio, do Brasil. Do Brasil, desta engraçada condição humana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s