Dramaturgia do Teatro-Fórum

Dramaturgia do Teatro-Fórum

 Responsáveis Julian Boal e Geo Britto

A proposta da Oficina é trabalhar a seguinte questão: Como se constrói uma pergunta para o Teatro-Fórum?

Nessa oficina, os participantes irão se inserir num processo de construção de peça de Teatro-Fórum. Nesse processo, irão adquirir experiência de jogos e técnicas do Teatro do Oprimido, além de técnicas de curingagem, para o processo de desenvolvimento de peças de Teatro-Fórum que não possibilitem a responsabilização individual do oprimido, mas sim que exijam respostas sobre como podemos nos organizar para mudar essa sociedade que permite e incentiva a opressão.

Ao montar peças de Teatro-Fórum que colocam sempre a frente a possibilidade de escolhas individuais, sem nunca se perguntar quais são os opções concretas que tem os oprimidos, leva-se ao risco de cair na ideologia Nike: “Just do it”. Isso pode se transformar numa armadilha que culpabiliza o oprimido, individualizando-o e não contextualizando sua situação dentro da sociedade. Por exemplo, pedir ao público para tomar o lugar de uma mulher no exato momento em que esta será brutalizada pelo seu marido só reforça a ideia perigosa de que a vítima da agressão pode, sozinha e a qualquer instante, se livrar desta. Se ela não o faz, ela é de certa maneira responsável por sua própria situação. Esta oficina terá como objetivo principal desenvolver nossa atenção contra este tipo de armadilha ideológica.

Toda peça de Teatro-Fórum é uma pergunta, dirigida ao público, sobre a opressão que o oprimido sofre e que não sabe como rompê-la. O fato de que nós, os curingas, não podemos impor o tema e a história não diminui nossas responsabilidades na construção da peça, da pergunta. O curinga tem uma responsabilidade estética e política nesse processo.

De 10 a 14 de setembro nos seguintes horarios : quinta , sexta e segunda de 18 as 22 horas

Sábado e domingo das 10 as 18 horas

Carga horária : 28 horas

Informaçoes nos telefones 2232-5826 e 2215-0503

moniquerodrigues@ctorio.org.br

Cto Rio de Janeiro Men de Sá 31, Lapa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s