Neste sábado – Lançamento de livro sobre Teatro Jornal no Rio de Janeiro

convite_Coisas de Jornal_3

Neste sábado (29/11), às 15h30, ocorre na Biblioteca Parque, no Rio de Janeiro (av. Presidente Vargas, 1261), o lançamento do livro Coisas de Jornal no Teatro, do jornalista e pesquisador Eduardo Campos Lima.

Publicado pela editora Expressão Popular/selo Outras Expressões, o livro conta a história do Teatro Jornal, gênero fundamentado na teatralização de notícias que surgiu na Rússia revolucionária, foi praticado nos EUA, na época da Grande Depressão, e acabou reinventado pelo teatrólogo Augusto Boal em 1970, no Teatro de Arena de São Paulo.

O livro inclui estudo aprofundado do desenvolvimento dos Living Newspapers (ou Jornais Vivos) no Federal Theatre Project (Projeto Federal de Teatro), iniciativa do governo de Franklin Roosevelt para dar trabalho a artistas desempregados, na década de 1930.

Faz também uma análise minuciosa deTeatro Jornal: Primeira Edição, criada por um grupo de jovens atores do Teatro de Arena e dirigida por Boal em 1970. A peça foi a última montagem de Boal no Teatro de Arena e a experiência inaugural do teatrólogo com o Teatro do Oprimido.

O estudo traz ainda depoimentos de alguns dos criadores do Teatro Jornal nos EUA e no Brasil, além de fotos inéditas das montagens. As imagens de Teatro Jornal: Primeira Edição, produzidas pelo fotógrafo e professor aposentado da USP Victor Knoll, nunca haviam sido reveladas.

O lançamento será seguido de palestra do diretor teatral Aderbal Freire-Filho, às 16h30.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s