Grupo argentino apresenta O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas, de Boal

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Grupo Machado, de Buenos Aires, apresentou montagem de O Grande Acordo Internacional do Tio Patinhas, no Teatro Alcione Araújo, no Rio de Janeiro. A encenação, realizada em parceria com o Instituto Augusto Boal, retomou o texto escrito pelo teatrólogo no fim da década de 1960, já no exílio, e publicado na Argentina em 1973.

“Decidimos montar essa obra porque nos pareceu fundamental trazer um texto que enriqueceu as discussões políticas que se apresentavam nos anos 1970 – década cujas consequências ainda hoje vivemos”, explica Diego Ernesto Rodriguez, diretor do coletivo.

A peça analisa mecanismos de dominação econômica e cultural por meio da história de Tio Patinhas, que busca aumentar sua fortuna viajando para terras distantes. Lá, Patinhas precisa aliar-se a funcionários e embaixadores para explorar os nativos, tendo de enfrentar estranhas criaturas de outros planetas que tentam acabar com o seu sonho capitalista.

O Grande Acordo mostra que podem mudar os procedimentos, mas o núcleo do conflito segue sendo o mesmo – conflito esse que tem a ver com a distribuição da riqueza no mundo, com países oprimidos e opressores e com um sistema que perpetua as diferenças e injustiças. A obra atualiza essa discussão”, aponta a atriz Cora Fairstein.

O Grupo Machado, formado em 2012, integra o movimento Escena, conjunto de 22 espaços cênicos autônomos que promovem o teatro experimental e alternativo em Buenos Aires. A montagem de O Grande Internacional do Tio Patinhas foi realizada em 2013. “Acreditamos que é um ato de justiça encenar um texto dramático de Boal, para além de seu trabalho com o Teatro do Oprimido”, conclui Rodriguez.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s