A Família – Peça de Augusto Boal

Texto de apresentação da peça A Família, de Augusto Boal, escrito por Cecília Boal. A seguir, acesse textos de apresentação de Noeli Turle (Lico) e Eucanaã Ferraz e a peça propriamente dita.

No ano de 1987, voltamos a morar no Rio, a convite de Darcy Ribeiro. Nosso primeiro trabalho foi na Secretaria de Educação, com os animadores culturais dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), e era num Ciep onde nos reuníamos, com a coordenação de Maria Libia e assistidos por Rosa Luisa Marquez, a nossa amiga de Puerto Rico.
Foi um trabalho inesquecível, muito divertido. Formamos uma grande comunidade. Havia muitos animadores, vindos de toda parte: São João de Merity, São Gonçalo, Duque de Caixas. E todos, eles e nós, tomados pelo mesmo entusiasmo. Criamos vários textos de Teatro Fórum e viajamos fazendo apresentações nos diversos Cieps do Estado.

Um deles, A família, era um foro de grande sucesso; era o preferido do público para o debate. O público sempre era muito numeroso e o debate muito intenso.

Rosa Luisa e eu éramos os coringas, Rosa pontuando as intervenções com um imenso gongo; Fabian improvisando iluminações. Todas as apresentações terminavam sempre com comida, muita comida oferecida pelos Cieps, no refeitório.

Um tempo bonito, proveitoso e divertido. Pensando junto com os participantes da cena e do público alternativas para situações de conflito, porém sem deixar nunca de brincar e nos divertir.
“Pensar brincando, brincar sem deixar de pensar” definem para mim o estilo do Boal. Não desistir, não se resignar , não se deixar invadir por um sentimento de impotência – geravam nessa grande equipe um desejo muito forte de continuar trabalhando em qualquer condição.

Família – Lico Turle

Holanda, uma experiência com o Teatro do Oprimido – Eucanaã Ferraz

Teatro Fórum – A Família

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s