Ato da Sbat em São Paulo

Salão Nobre do Theatro Municipal

Convidamos você! Participe conosco!
Dia 12 de agosto, segunda feira, às 19h.

A Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT é uma sociedade sem fins lucrativos, definida como de utilidade pública, que arrecada e distribui direitos autorais aos seus associados. A Sociedade também atua recolhendo os direitos de autores de outros países encenados no Brasil e enviando esses direitos para as Sociedades congêneres no exterior. Bem como recebe os direitos dessas mesmas Sociedades quando nossos autores são encenados no estrangeiro.

SBAT  foi sempre dirigida e administrada por autores teatrais e compositores, integrantes do seu quadro social e eleitos em Assembléias Gerais. Sua missão é zelar pelos direitos do autor, difundir a dramaturgia e estimular a atividade autoral realizando plenamente sua vocação de centro cultural da dramaturgia no país. Ela é a guardiã da obra teatral, dos grandes direitos, do imenso acervo teatral brasileiro e também garante o cumprimento da Lei de Direito Autoral. Na SBAT a propriedade intelectual dos nossos autores e de seus descendentes sempre esteve e sempre estará garantida.

Desde 1917 em defesa do direito autoral.

Reconhecida como Utilidade Pública Federal pelo Decreto no 4.092 de 4 de Agosto de 1920.
A SBAT foi fundada em 1917 por obra de Chiquinha Gonzaga que via suas composições se difundindo pelo país e até pelo mundo sem que houvesse nenhum pagamento por isso. Seu primeiro presidente foi João do Rio e contou com Viriato Correia para secretariar e assinar a Ata de Fundação no dia 27 de setembro de 1917.
Gestões incompetentes e fraudulentas levaram, nos últimos anos, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais a um situação extremamente difícil de quase insolvência. Aderbal Freire Filho junto com Alcione Araujo, Ziraldo e Millôr Fernandes, em 2004, assumiram a responsabilidade sobre a SBAT, através de um Conselho Diretor e decidiram  reabilitar a Sociedade. Mas as dificuldades foram tantas e tantos eram os problemas acumulados que ao longo desses quase dez anos a situação foi piorando. Aderbal acabou ficando sozinho nessa luta e até comprometendo seu patrimônio pessoal tal era o montante das dívidas trabalhistas e impostos atrasados. Mas pela SBAT, o grande marco cultural do país, a casa do Teatro Brasileiro, que foi a primeira Sociedade de autores criada na América Latina, valia a pena lutar para preservar esse grande patrimônio cultural do país.
Aderbal, no Rio de Janeiro, reuniu em abril desse ano, a classe teatral no Teatro Ipanema e explicou em detalhes os fatos que levaram a SBAT a essa situação extremamente difícil. Embora tardiamente, pediu ajuda e apoio à causa da SBAT, que estava prestes a fechar suas portas. A classe reunida imediatamente se prontificou a ajudar com apoio de considerável maioria que se organizou e passou a ocupar a nossa Sociedade impedindo seu fechamento. Daí surgiu o Movimento SBAT – 100 anos 1917 – 2017, com o objetivo de chegar ao centenário com as contas saneadas. Com isso queremos que a SBAT volte a ser reconhecida como a casa do artista brasileiro. O Movimento pensa uma SBAT para o futuro que viverá não somente da arrecadação dos direitos teatrais, mas também dos direitos audiovisuais, devolvendo a ela o seu papel de pólo irradiador de cultura.
Nosso objetivo é fazer o mesmo em São Paulo: uma reunião para esclarecer as razões para que a classe teatral paulista participe também dessa luta. Para isso preparamos um encontro num espaço simbólico para a cultura brasileira, o

Salão Nobre do Theatro Municipal.
Convidamos você! Participe conosco!
Dia 12 de agosto, segunda feira, às 19h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s