Teatro do Oprimido ocupa a Praça Roosevelt em São Paulo

Apresentações fazem parte do esforço de ocupar os espaços públicos com atividades socioculturais, sem chancela oficial, de modo a humanizar a metrópole.
 

Alunos da  8ª Turma de Formação em Teatro do Oprimido, parte do Projeto de Extensão do Instituto de Artes da Unesp,  ocuparam a Praça Roosevelt na cidade de São Paulo, neste sábado, 10 de novembro, e apresentaram o recém nascido Grupo Flutuante de Teatro Fórum.

A praça, que vem se tornando espaço frequente de ocupações socioculturais, recebeu o MOCOTO Movimento Coletivo de Teatro do Oprimido, o Grupo Flutuante de Teatro Fórum, o Grupo de Teatro do Oprimido Putz vai dá m…., e o Sombra nas Nuvens Teatro Participativo.

Intervenções de Teatro Fórum foram realizadas, convidando os espectadores a ocuparem o lugar de protagonistas e apresentarem outras possibilidades em cena. Em seguida atores e público debateram a força ou a ‘mágica’ da possibilidade apresentada pelo espectador.

Boal afirmava que “quem entra em cena tentando transformá-la, se prepara para transformá-la na vida real“.

Participação:

20h – Putz vai da m…
“Você só quer me gratinar” fala da gravidez precoce indesejada . O grupo com muito humor provoca a reflexão e o debate sobre o assunto.

20:30h – Sombra nas Nuvens Teatro Participativo
“Areia Movediça” é uma intervenção que utiliza os princípios de Boal e do Método Laban de dança. Traz à tona a luta de jovens para não sucumbirem à homogeneização que determina a indústria cultural.

21h. Grupo Flutuante de Teatro do Oprimido
A educação machista e a violência do homem contra a mulher são os temas de pesquisa do grupo, que privilegia o corpo em detrimento da palavra, para apresentar o seu Teatro Fórum.

21:30h. MOCOTO – Movimento Coletivo de Teatro do Oprimido.
Fala da sua experiência em debater com a sociedade, a partir do teatro, a situação das mulheres encarceradas que são obrigadas a dar à luz algemadas em uma cama da maternidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s