18 Crônicas e mais algumas – Maria Rita Kehl

Maria Rita Kehl lança 18 crônicas e mais algumas na Livraria da Vila

A Boitempo Editorial lançará o novo livro de Maria Rita Kehl, 18 crônicas e mais algumas, simultaneamente nos formatos impresso e ebook, no dia 26 de outubro, na Livraria da Vila, em São Paulo. A psicanalista retorna às livrarias com uma coletânea de crônicas, 18 publicadas no jornal O Estado de S. Paulo e outras 26 em veículos como Teoria e DebateFolha de S.Paulo e Época, escritas ao longo da última década. Estão contemplados nesta obra textos célebres, como “Dois pesos…”, que expôs as fissuras de uma sociedade desacostumada com a participação dos mais pobres.

Maria Rita questiona o papel do psicanalista na imprensa: para ela, não se trata de explicar certos fenômenos e “comportamentos” que intrigam a sociedade (e ajudam a vender jornais), mas sim de escutar o sintoma social. “O melhor que um psicanalista pode fazer, na imprensa, é quase idêntico ao melhor que pode fazer um jornalista por vocação: indagar o objeto de seu interesse, para além dos automatismos ideológicos e do conforto da teoria aplicada”, afirma na apresentação do novo livro.

Além da psicanalista, da jornalista e da cidadã, as entrelinhas das crônicas de Maria Rita revelam ainda um olhar crítico e desembaraçado das convenções e uma forte identificação com o País e com o próprio percurso nele vivido – “Acontece que sou brasileira e tudo, aqui, me diz respeito” –, e também com a poesia das músicas, dos filmes e dos amigos que permanecem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s